5 Dicas para organizar a rotina da casa, filhos e trabalho

  1. Crie dias para cada tarefa doméstica

É fato que os afazeres domésticos demandam muito tempo da nossa rotina, mas algumas tarefas não precisam ser feitas diariamente. A dica é estabelecer dias fixos para lavar roupa, passar e até mesmo cozinhar. Se organize para montar marmitinhas para toda a família e congelar para os dias de correria, dessa maneira ninguém estará sem alimentação e você não precisará se desdobrar em mil para atender essa demanda. Quanto a limpeza e organização da casa, oriente todos os membros da família a deixarem cada um o seu espaço o mais organizado possível ao final do dia, só isso já ajuda muito a rotina da família, e no dia da faxina, envolva todas as pessoas em alguma atividade, inclusive o seu filho dependendo da idade dele. Dessa maneira ninguém ficará sobrecarregado e os pequenos vão aprendendo o senso de responsabilidade e participação de maneira prazerosa.

 

 

2. Estabeleça horários de trabalho

Muitas pessoas seguem em 2021 ainda trabalhando em home office e isso é um grande desafio quando junto com ele estão os filhos em casa ou estudando a distância. Estabeleça horário para começar a trabalhar e terminar a jornada, e inclua ao menos duas pausas de 20 minutos na sua programação para atender as necessidades dos seus filhos ao longo do dia.

3. Crie uma rotina para o seu filho

Estabeleça horários para o seu filho fazer as refeições, brincar, estudar e dormir. O relógio biológico da criança se adapta facilmente e isso te ajuda a seguir sua rotina sem se preocupar em estar deixando o seu filho de lado e desamparado, já que ele sabe exatamente em que horário cada atividade irá acontecer.

4. Dê atenção para o seu filho

A falta de organização nos traz a sensação de passarmos tempo insuficiente com os filhos e consequentemente o sentimento de culpa por estarmos em falta com eles. Se organizando em relação a casa e ao trabalho, facilmente você terá mais tempo com o seu filho. Use os 20 minutos de pausa a longo do dia para deixar o celular de lado e se sentar com o seu filho, dar um abraço, ler uma historinha e desenhar junto com ele. Lembre-se que o importante não é a quantidade de tempo que você passa com seu filho, mas sim a qualidade de tempo que oferece para ele.

5. Aprenda com os erros e reformule a rotina

É natural que no início de uma nova rotina alguns erros aconteçam e você precise reformular sua estratégia de organização. Aprenda com o que deu errado e tente diferente no dia seguinte, com certeza em algum momento você e sua família vão encontrar um ponto de equilíbrio para uma melhor organização da rotina de todos.

Espero que tenham gostado das dicas para esse início de ano ser mais organizado e perdurar durante todo 2021.

Um beijo!

@brunapmunhoz

  • Compartilhar
  • Linkedin
  • Pinterest
  • Whatsapp