6 dicas que todas as mães de primeira viagem devem conhecer

A maternidade é um momento emocionante na vida da mulher. Contudo, para mães de primeira viagem, a chegada de um bebê pode ser algo assustador. Sentimentos como insegurança e ansiedade são naturais durante a gravidez, tornando a busca por informações uma grande necessidade.

Dessa maneira, as futuras mamães acabam buscando uma forma de entender o que acontecerá nesse período, pesquisando em livros, filmes e mesmo pela internet. Para ajudá-la neste momento tão especial, no post de hoje, vamos apresentar 6 informações que toda mãe na primeira gravidez deve conhecer. Afinal, o conhecimento é capaz de levar tranquilidade e segurança para a gestante. Confira!

1. Evite os famosos palpites para mães de primeira viagem

Ouvir a opinião de pessoas próximas que já tiveram filhos é uma forma de ajudar. Mãe, irmã e sogra sempre podem compartilhar suas experiências pensando diretamente no bem de sua gravidez.

Contudo, é preciso saber selecionar os conselhos. É comum que mães de primeira viagem escutem palpites e opiniões de diversas pessoas, até mesmo desconhecidos! Para evitar preocupações, saiba selecionar os conselhos construtivos, guardando somente aqueles que apresentam certo fundamento. Saiba que toda mãe tem seu próprio instinto, e, muitas vezes, a melhor opção é ouvir sua intuição.

2. Não faça comparações

Lembre-se que, cada criança é única e diferente a seu modo, assim como uma nova mãe. Comparações com outros bebês não vão acrescentar nada em sua vida. Respeite seu tempo e o do bebê, desta forma, o período de gestação e crescimento da criança serão de grande aprendizado.

3. O puerpério deve ser respeitado

Mães de primeira viagem devem saber que o período pós-parto, chamado de puerpério, deve ser respeitado e aproveitado. Esse tempo é importante para adaptar-se à nova rotina e conhecer seu bebê.

Não se preocupe em estar pronta para receber visitas. Se estiver cansada, seja sincera e diga que prefere recebê-las em outro dia ou horário, quando estiver mais disposta. Pense sempre no seu bem-estar e de seu bebê.

4. Os bebês nem sempre dormem quando cansados

Pode parecer estranho, mas um bebê cansado nem sempre dormirá facilmente. Na realidade, uma criança muito cansada está propensa a ficar irritada e difícil de acalmar. Mas não se preocupe, conhecendo este fato é fácil saber o que fazer em situações como esta.

A saída é observar sinais que demonstram o cansaço no bebê antes que ele seja excessivo, colocando-o para dormir antes de sua exaustão. Além de bocejar, você pode observá-lo esfregando os olhos, puxando as orelhas e realizando movimentos bruscos. Nesse momento, é hora de ir para o berço e descansar.

5. É natural sentir-se um pouco triste

Mesmo após planejar a chegada do novo integrante, decorar o quarto e organizar enxoval, é normal que mães de primeira viagem, e aquelas já com filhos, sintam a alegria dar lugar à uma tristeza inexplicável.

Chamado de Baby Blues, esse período é causado pela alteração hormonal e mudanças que o bebê traz na vida da nova mãe. Por isso, se acontecer com você, saiba que não é motivo para se desesperar e, se achar necessário, fale com um profissional sobre o assunto.

6. Não amamentar não te torna menos mãe

O leite materno é o melhor alimento para os pequenos e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que ele seja o alimento exclusivo para os bebês até os 6 meses de vida.

Apesar de seus benefícios, algumas mães podem enfrentar dificuldades no início. É importante manter-se calma e insistir na amamentação. É natural que no começa seja um pouco doloroso. No entanto, logo o bebê vai encontrar a maneira correta para mamar, e você pode ainda contar com a ajuda de profissionais caso não aconteça.

Se mesmo com auxílio e medidas adotadas para vencer os obstáculos do aleitamento, não for possível continuar a amamentação, não se culpe. Recorrer à mamadeira não define seu amor e vínculo estabelecido com o bebê.

É perfeitamente natural que mães de primeira viagem tenham medos e preocupações. Lembre-se que, seguindo nossas dicas e ouvindo sempre seus próprios instintos, você terá tranquilidade e segurança para viver este período novo junto de seu bebê.


Gostou das nossas informações? Então, entre em nosso Instagram e fique por dentro das dicas e movidas que a Fraldas Bummis Tubos Mágicos prepara para você.

  • Compartilhar
  • Linkedin
  • Pinterest
  • Whatsapp