Desfralde: existe uma idade certa?

A transição do uso da fralda para o penico ou troninho exige dos pais muita paciência e calma. Afinal, o desfralde é um processo que deve acontecer sem pressa e com consentimento do bebê, pois, é um marco em seu processo emocional e intelectual.

Atropelar o tempo certo da criança para o desfralde pode causar alguns problemas, como o famoso xixi na cama. A Academia Americana de Pediatria, cujas diretrizes são referência para os pediatras brasileiros, recomenda que o desfralde se inicie com 18 meses. Para ajudar nesse processo que muitas vezes parece um desafio para os pais, trouxemos algumas dicas que vão facilitar esse momento. Confira conosco!

A idade certa para o desfralde

O desfralde é um período que marca a independência da criança. É nesse momento que ela começa a observar seu crescimento e maturidade, seja física, emocional ou comportamental. A idade certa para deixar o uso da fralda é a partir dos dois anos e meio, podendo ser postergado até 3 ou 4 anos. Nessa faixa etária, a criança já passa a ter controle de seus esfíncteres (estruturas responsáveis por controlar abertura e fechamento de uretra e ânus).

É comum ouvir que meninos demoram mais para realizar o desfralde que meninas. Entretanto, especialistas garantem que essa informação não é verdadeira. Essa impressão pode estar relacionada à criação das meninas, que tende a exigir mais independência que os meninos.

Para que o processo dê certo, a criança deve sentir-se segura e tranquila para perceber suas necessidades fisiológicas e dar atenção a elas. A dedicação e paciência dos pais é fundamental em todo o período de desfralde. Veja algumas dicas que podem tornar o desfralde muito mais tranquilo para você e seu filho.

Identifique os sinais da possibilidade do desfralde

De acordo com alguns especialistas, o primeiro sinal do desfralde ocorre quando a criança começa a se sentir incomodada por estar molhada ou suja na fralda, verbalizando isso para os pais. No entanto, alguns outros sinais que indicam a possibilidade do desfralde podem ser observados:

  • a criança faz movimentos que indicam o momento da evacuação, como esconder-se dos adultos, ou abaixar-se;
  • a criança evacua em horários mais ou menos já determinados;
  • fica grandes períodos seca, demonstrando controle da bexiga;
  • faz grandes quantidades de xixi de uma só vez;
  • já sabe que a ida ao banheiro está vinculada à higiene pessoal;
  • consegue ficar sentada em um intervalo de 2 a 5 minutos em uma única posição;
  • mostra interesse em sentar no vaso sanitário.

Seja paciente

Ser paciente, compreensivo e tolerante fará toda a diferença no momento do desfralde do seu filho. Estimule a criança assim que perceber que é o momento certo. Inicie o processo assim que a criança conseguir se despir e vestir sozinha, ensine-a como usar o banheiro e em qual momento deve pedir para usá-lo. Não esqueça de elogiar sempre que seu filho conseguir acertar o tempo certo para usar o vaso sanitário, estimulando-o a continuar tentando.

Mostre como se faz

Leve a criança ao banheiro com você para que ela observe o ritual envolvido no processo da forma mais natural possível. Explique de maneira compreensível que o corpo produz xixi e cocô a partir do que comemos e bebemos, e quanto sentimos que a barriga está cheia, é o momento de ir ao banheiro.

Tenha paciência com os escapes

Os escapes vão acontecer naturalmente, principalmente nos primeiros dias. É importante nessa etapa respirar fundo e demonstrar-se paciente, orientando a criança que falta pouco, e ela conseguirá na próxima vez. Levar bronca por isso pode prejudicar todo o processo, reprimindo as vontades do bebê.

Observe quando tirar a fralda a noite

Para realizar o desfralde também no período noturno, o ideal é observar a rotina do bebê. Caso seu filho tenha acordado vários dias com a fralda seca, significa que ele já possui maior controle enquanto dorme, indicando o momento certo para o desfralde noturno.

Torne o momento divertido

Deixe que a criança leve um brinquedo para o banheiro ou um livro especial para o momento. Sentindo que não está perdendo a brincadeira para usar o vaso, seu filho pode aceitar o desfralde mais facilmente.

É possível que a criança inicie o período de desfralde e acabe regredindo. Não se preocupe, pois, é totalmente natural. Lembre-se que o momento certo é ditado pela própria criança. Caso isso aconteça, dê a seu filho um tempo, e recomece após um ou dois meses.

Gostou deste artigo? Então, conheça também nossas dicas indispensáveis para economizar na quantidade de fraldas!

  • Compartilhar
  • Linkedin
  • Pinterest
  • Whatsapp