Período fértil para engravidar: entenda como funciona

Dúvida comum entre a maioria das mulheres, principalmente, as que desejam engravidar, conhecer o período fértil é fundamental para a concepção. Pois, essa é a fase na qual a mulher ovula, e, apesar de variar de um organismo para outro, o estágio costuma acontecer cerca de 14 dias antes da menstruação, durando entre 6 a 7 dias.

Além da contagem dos dias, o corpo feminino passa por alterações que tornam possível identificar esse período. No artigo de hoje, você poderá entender melhor como funciona o período fértil e como calculá-lo. Continue a leitura conosco!

Chances de engravidar no período fértil

O período fértil é o espaço de tempo em que a mulher apresenta maiores chances de engravidar. Nessa fase, os hormônios femininos aumentam e o útero se prepara para receber a fecundação. Assim, dando início ao primeiro estágio da gravidez.

Durante o período fértil, as chances de uma gravidez aumentam entre 25%. Relações sexuais nessa época apresentam mais chances de gerar um embrião pelo fato do óvulo durar mais tempo no organismo da mulher, cerca de 24 horas.

Como identificar o período fértil

É possível identificar essa fase por meio da contagem de dias ou percepção de sinais e sintomas apresentados pelo corpo da mulher. Seu cálculo permite descobrir o provável dia em que acontecerá a ovulação, variando de um organismo para o outro e a cada ciclo menstrual. Conheça o cálculo utilizado.

Cálculo para ciclo irregular

Para mulheres com ciclo irregular, em que a menstruação ocorre em intervalos que variam bastante de um mês para outro, é preciso fazer uma avaliação de seis meses acompanhada de um médico ginecologista para entender quando o período fértil ocorre.

Nesse espaço de tempo, será observado o ciclo menstrual de maior e menor duração para a subtração dos 14 dias. O período fértil será o intervalo entre o cálculo do maior e do menor ciclo.

Cálculo para ciclo regular

O ciclo se inicia no dia da menstruação. Em um ciclo regular, com duração média de 28 dias, o período menstrual ocorre de três a oito dias. Para descobrir seu período fértil, a mulher deve somar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, acrescentando três dias antes e três dias após a data. Veja o exemplo:

Se o primeiro dia da menstruação foi em 1º de abril, este será seu início de ciclo. No dia 14 ela estará ovulando. Acrescentando três dias antes do dia 14, e 3 dias depois, podemos descobrir seu período fértil, que será nos dias: 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17 de abril.

Sinais e sintomas comuns no período fértil

O período fértil também pode ser identificado por sinais e sintomas que a mulher presencia em seu corpo. Eles surgem quando o óvulo é liberado pelo ovário e chega até as trompas, mantendo-se pronto para ser fecundado. Acompanhe os sinais e sintomas comuns no período fértil.

Secreção vaginal transparente

O primeiro sinal que a ovulação e o período fértil estão chegando é a mudança na secreção vaginal para transparente, semelhante à clara de ovo crua.

Nessa fase, ocorre a liberação do hormônio estradiol, que produz líquido de forma aumentada como mecanismo de lubrificação para que o espermatozoide tenha auxílio ao entrar no canal vaginal. Dessa forma, resultando na mudança da coloração e viscosidade da secreção.

Surgimento de espinhas

O surgimento de espinhas é outro sinal comum nessa fase, que ocorre devido à tendência de a pele da mulher ficar mais oleosa. Isso favorece o aparecimento de cravos e espinhas, mesmo em idade adulta.

Aumento da libido e apetite

Devido ao aumento dos níveis hormonais durante o período fértil, a mulher tende a sentir-se mais atraente, aumentando sua libido e também o desejo sexual durante a fase de ovulação.

Dor em baixo ventre

A dor em baixo ventre, parte de baixo da barriga (na altura dos ovários) é outro sinal frequente desse período. Algumas mulheres a sentem como cólicas que aparecem e desaparecem. Consequentemente, indicando assim a ovulação.

Irritação e instabilidade emocional

A variação do humor é um fator comum durante o período fértil e ocorre, principalmente, em resultado das alterações hormonais. Por isso, é comum que a mulher se sinta mais irritada e com altos e baixos emocionais.

Se você está tentando engravidar, não deixe a ansiedade atrapalhar. Calcule seu período fértil e fique atenta para os sinais e sintomas. Conhecer seu corpo é fundamental para conseguir desenvolver uma gravidez saudável. Aproveite essa etapa desde o início, curtindo cada momento de sua futura gestação, até mesmo o inicial!

Gostou deste artigo? Então, conheça também a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento do bebê!

  • Compartilhar
  • Linkedin
  • Pinterest
  • Whatsapp