Será que realmente compensa fazer o chá de fraldas?

Para quem está grávida, o chá de fraldas é visto quase como uma obrigação. Afinal, é um momento de comemorar com família e amigos por perto. Mas quem é mais reservada ou está exausta pela gestação, por exemplo, pode perguntar: será que é realmente necessário?

Um chá de fraldas requer tempo, investimento financeiro, pesquisa e trabalho. É uma comemoração que, quanto mais pessoas puderem ajudar, melhor. Portanto, vale realmente a pena? Neste post, vamos conhecer os prós e contras de realizar a festinha. Confira:

Quais são as vantagens de realizar um chá de fraldas?

Muita gente acha que fazer chá de fraldas pode ser uma roubada. É muito barulhento, grande parte das fraldas e itens acaba não servindo e, no final da gravidez, o mau humor é grande! Mas, acredite: vale muito a pena fazer essa festinha. Veja:

Família e amigos por perto

É muito gostoso sentir o apoio da família e dos amigos em um momento tão especial. O chá de fraldas é o evento para reunir todos aqueles que são importantes na sua vida. Muitos deles vão trazer até presentes para a gestante!

Um momento de descanso

A gravidez exige bastante da mulher. É uma pressão física, pelo excesso de peso, e psicológica, pela responsabilidade com uma nova vida. Portanto, o chá de fraldas acaba se tornando um momento de relaxamento, em que o casal pode brincar, comer petiscos e jogar conversa fora. Se o evento acontecer em um sítio, por exemplo, é possível até nadar um pouco — seguindo orientação médica, claro.

Fraldas e presentes

Uma criança gasta muitas fraldas. Em média, são mais de duas mil apenas no primeiro ano! Já imaginou essa despesa toda apenas para o casal? Isso porque não estamos contando todos as outras necessidades do bebê.

No chá de fraldas, o ideal é que cada convidado traga um pacote de fraldas e um item de higiene. Assim, não pesa no bolso dos participantes e ajuda bastante nos gastos do casal. Para que haja equilíbrio, faça o cálculo da quantidade de fraldas RN, P, M, G e GG necessárias.

Mas, como dito, os convidados podem também trazer agrados para a mãe ou até para o bebê, como roupinhas, brinquedos educativos e livros.

Não precisa ser durante a gravidez

Embora o chá de fraldas seja mais comum durante a gravidez, você pode fazê-lo no pós-parto. É o momento ideal para quem se sente muito cansada, sofre com gravidez de risco, cumpre repouso absoluto ou apenas deseja aproveitar mais a festa, sem o peso da barriga.

Dá para contar com a ajuda dos entes queridos

Você não precisa — e nem deve — organizar o chá de fraldas sozinha. Família e amigos mais próximos podem escolher e visitar o local da festa, preparar o bufê, enviar os convites e criar lembrancinhas. Com a ajuda de pessoas tão queridas, o chá se torna muito mais especial.

Você pode trocar os itens que não servirem

É normal que uma parte dos produtos não sirva para a criança. Certos tipos de fralda, por exemplo, podem causar alergias em um bebê, mas servirem perfeitamente em outro. Para resolver esse problema, você pode usar grupos do Facebook de venda ou troca de produtos para crianças. Você ajuda outras pessoas e ainda economiza.

Mas se a situação financeira está um pouco mais tranquila, separe aquilo que não precisa e faça uma doação. Existem diversas instituições, igrejas e ONGs com projetos sociais voltados a mães de baixa renda.

Lembranças de um momento especial

A gravidez é cansativa, não é verdade? Mas, depois do parto, muitas mulheres sentem saudades do tempo em que eram gestantes. Carregar o filho na barriga, preparar o enxoval, fazer um ensaio fotográfico — tudo isso é muito especial na vida dos pais. E o chá de fraldas é o momento de celebrar todas essas alegrias.

Além de várias fotografias com pessoas queridas, você vai ter presentes e lembrancinhas para guardar por um bom tempo. E nem precisamos falar das historias e risadas que a festinha pode render.
Você se diverte com brincadeiras

O chá de fraldas é também um momento de voltar a ser criança: você pode inventar várias brincadeiras para que todos os convidados participem.

  • Use algumas bonecas e faça a aposta: quem consegue colocar a fralda primeiro? O vencedor recebe um brinde;
  • Tamanho da barriga: cada convidado corta um pedaço de barbante chutando o tamanho da barriga — mas deve ser de longe, sem medir na gestante. Ganha quem chegar mais próximo do real;
  • Sabor da papinha: pegue colheres de plástico e potes de papinha sem os rótulos. Os convidados precisam provar e adivinhar o sabor. Ganha o brinde quem acertar mais;
  • Cápsula do tempo: peça para os convidados escreverem recados para o seu bebê. Elas serão colocadas em uma caixa e lida apenas quando a criança chegar a uma determinada idade.

Já está convencida de que vale a pena fazer um chá de fraldas? Para mais dicas sobre bem-estar em família, continue acompanhando nosso blog!

  • Compartilhar
  • Linkedin
  • Pinterest
  • Whatsapp