Chá de fraldas pós-parto: quais as suas vantagens e desvantagens?

© 1999 EyeWire, Inc.

O chá de fraldas é um evento muito especial na vida na gestante. É hora de comemorar a chegada do seu filho com as pessoas que são importantes na vida dela. Embora muitas mulheres prefiram fazer a festinha antes de dar à luz, é possível sim fazê-la no pós-parto. Dúvida?

Sim, há muitas mulheres que preferem fazer o chá de fraldas no pós-parto. Se você ainda está em dúvidas, conheça os prós e contras dessa escolha:

O chá deve ser antes ou depois do parto?

Não há um consenso. Embora hoje a maioria das gestantes faça antes do nascimento da criança, historicamente o chá de fraldas era um evento pós-parto. Acreditava-se que uma grávida não deveria aparecer em público, portanto o evento só acontecia depois do fim da gestação.

Vantagens do chá de fraldas no pós-parto

Uma festinha depois da gravidez pode ser o primeiro momento de celebração da mulher pós-parto. Conheça algumas vantagens:

Movimentação

Sem o peso da barriga, a mulher pode falar com os convidados, andar de um lado para o outro e comer com menos preocupações. Mesmo que a criança esteja estressada no dia, fica mais fácil aproveitar o evento depois da gravidez.

Descanso

Um chá de fraldas feito enquanto a mulher está gestante precisa ser um pouco mais cedo para que ela possa descansar. Já o pós-parto permite uma liberdade maior de horário — você pode começar ou estender a festa até o fim da noite, se quiser. Mas, na maioria das vezes, esse tipo de chá também é breve, já que um recém-nascido requer muitos cuidados.

Além disso, dependendo do estado de saúde da grávida, o médico pode recomendar repouso absoluto durante as semanas finais da gestação. Um chá de fraldas pós-parto possibilita à mulher ter tempo para repousar e, depois, apreciar a chegada do bebê com família e amigos.

Apresentação

Além do chá de fraldas, tem virado moda uma nova modalidade de festa: o chá de apresentação, feito até 30 dias após o nascimento da criança. Com o chá de fraldas pós-parto, você poderá juntar os dois eventos em um só e apresentar seu bebê, a estrela da festa, aos participantes.

Só tome cuidado com o contato físico: um recém-nascido ainda está com o sistema imunológico em formação, portanto pode se contaminar com facilidade. O convidado provavelmente caminhou pela rua, então o ideal é que ele só encoste na criança se lavar as mãos antes — e sem beijos.

Presentes

No pós-parto, os convidados já sabem o nome do bebê, tamanho e peso. Isso ajuda a comprar presentes mais adequados e até personalizados.

Além disso, como aqui a ideia aqui pode ser juntar o chá de fraldas ao de apresentação, você pode fazer uma lista prévia de presentes que deseja receber para a criança.

Liberdade

O pós-parto é um período cansativo, já que o recém-nascido requer atenção integral e pode ter um sono irregular. No entanto, não ter mais a barriga permite que você tenha mais liberdade para cuidar de todos os detalhes da festinha, como decoração, comidinhas, local e convites, e com menos estresse.

Adoção

Quem disse que um bebê adotado não merece um chá de fraldas? Afinal, é seu filho e merece uma celebração por sua chegada! Como a adoção é um processo burocrático, é difícil saber quando a criança vai chegar. Portanto, um chá pós-parto é a melhor opção.

Facilidade

Quando a criança chega, é normal que parentes e amigos queiram visitá-la. No entanto, pode ser um momento estressante para pais e criança, já que são várias pessoas visitando a residência em horários diferentes. O chá de fraldas pós-parto é um evento para que as principais pessoas da vida do casal, de uma vez só, possam conhecer o bebê.

Desvantagens do chá de fraldas no pós-parto

É claro que o chá de fraldas pós-parto também traz suas complicações. Veja:

Exposição

O bebê pode ficar estressado com uma grande quantidade de pessoas ao redor. E como dito, é necessário evitar o contato muito próximo para preservar a saúde dele.

Barulho

Qualquer barulho pode acordar e estressar o recém-nascido. Com isso, os convidados não vão ter a mesma liberdade para conversar e brincar. Dependendo do sono da criança — se é mais leve ou pesado e em qual horário ela costuma dormir — será necessário cortar as tradicionais brincadeiras.

Por isso, o ideal pode ser uma festinha com poucos convidados — apenas a família e pessoas próximas.

Cuidados

Como dito, um bebê precisa de atenção integral, incluindo durante a festa. Além disso, uma criança é imprevisível, principalmente quando tão novinha. Pode ser que ele não demore a dormir, perca o sono, chore… Portanto, pode ser que ele tome toda a sua atenção durante a festa. Se você optar por fazê-la no pós-parto, esteja preparada para esse momento.

Viu como o chá de fraldas no pós-parto também é possível? Sabendo os pós e contras, você consegue decidir com mais sabedoria o que é melhor para sua realidade. E para mais dicas sobre maternidade e vida em família, continue acompanhando nosso blog!

  • Compartilhar
  • Linkedin
  • Pinterest
  • Whatsapp