Amamentação: o que toda mãe precisa saber

Falamos aqui sobre os benefícios da amamentação para o bebê e para a mãe, agora vamos falar sobre como ter sucesso na hora de amamentar seu pequeno(a).

Hoje é comprovado que na época de nossos avós e até tataravós existia muito mais facilidade para amamentar do que hoje em dia, era um ato instintivo, porém, com a chegada de chupetas e mamadeiras, esse instinto foi se acabando.

Naturalmente, durante a gravidez, o corpo da mulher já começa a se transformar para que ela consiga amamentar, os seios incham e ficam resistentes, por conta dos hormônios que estão em ação.

A primeira amamentação

Nas primeiras mamadas, você vai ver que seu leite sai amarelado e aguado, esse é o chamado colostro, considerado pelos médicos como a “primeira vacina” que o recém-nascido receberá e consequentemente, sua primeira imunização contra doenças.
No começo cada mamada dura em torno de 20 a 45 minutos e acontece a cada 3 horas, mais ou menos.
Para saber se o bebê está ingerindo a quantidade adequada de leite, conte a quantidade de fraldas que é trocada por dia.
Nos primeiros dias ele usará menos fraldas nos que os demais, em torno de um a três fraldas descartáveis.
A partir do quarto dia, o recém-nascido estará usando de quatro a seis fraldas descartáveis por dia.

A “pega” adequada

A chamada “pega” correta é quando a boca do bebê fica muito aberta, ele precisa estar com a boca não só no bico, mas na aréola também, é assim que ele conseguirá fazer a sucção correta do leite e a ordenha.

O bebê não deve fazer barulhos ao mamar, se ele fizer, é sinal de que está engolindo o ar, então a pega não está adequada. Suas bochechas devem estar arredondadas, como quando mastigamos, se estiverem afundadas, também é sinal de que a pega está incorreta.

É preciso ser persistente até que o bebê se adapte a forma correta de pegar o seio para mamar, por isso, requer da mãe e de todos que estão em sua volta muita paciência e compreensão, é um momento diferente para o bebê e para a mamãe, então requer muita calma.

Uma dica boa dada por alguns médicos e até fonoaudiólogos é de encostar o seu dedinho ou até mesmo um pedacinho da fraldinha de boca, na bochecha do recém-nascido, para que seja estimulado nele o ato de abrir a boca e querer ir até o seio.

Cuidados

Para prevenir rachaduras, o próprio leite é um bactericida e sua gordura funciona como um hidratante natural, por isso, experimente após cada mamada deixar o leite secar sozinho, sem enxugar, isso pode curar possíveis irritações.
Nos mamilos, não use sabonetes e tome cuidado com shampoos na hora do banho, para que não escorram sobre eles.

Para qualquer sintoma mais elevado, como febres, consulte o seu médico de confiança para que ele lhe auxilie da melhor forma.

  • Compartilhar
  • Linkedin
  • Pinterest
  • Whatsapp